Clique nas imagens para ampliar
VÁLVULA DE RETENÇÃO INVERTIDA
Uma válvula de retenção invertida é um dispositivo de vedação que permite o fluxo numa única direção. Além disso, a válvula de retenção invertida é usada para impedir o fluxo de retorno, evitando assim o fluxo inverso de materiais nas linhas de líquidos e gases. Essa válvula é mais usada em sistemas industriais para controlar o fluir e prevenir a contaminação.
O QUE É A VÁLVULA DE RETENÇÃO INVERTIDA?
A válvula de retenção invertida é um dispositivo de vedação formado por dois discos concêntricos e paralelos, entre os quais é feito o processo de vedação. O diâmetro externo do disco é mais largo que o diâmetro interno e o seu movimento, acionado por um mecanismo, provoca a separação dos discos, permitindo ou vedando o passo de fluido.
COMO FUNCIONA?
A válvula de retenção invertida é composta por discos concêntricos ligados por um mecanismo que os aciona. O principal objetivo deste dispositivo é controlar o fluxo da água, gases ou líquidos. O funcionamento é simples: ao atingir um certo nível de pressão, a válvula permite o passo do fluido; e, no momento em que o fluxo tem a direção inverso, a válvula se fecha automaticamente.
VANTAGENS DO USO
- Prevenção de fluxo inverso;
- Possibilidade de ajuste de pressão para o funcionamento ideal;
- Movimento ágil e silencioso;
- Remoção de potenciais contaminações;
- Reduz o risco de problemas de saúde;
- Menor custo de manutenção.
A válvula de retenção invertida é um excelente dispositivo para o controle de fluxos em diversos sistemas. Se você deseja obter melhores resultados em seus processos industriais, entre em contato com a ICI Valvulas, uma empresa especializada em fabricação de válvulas de diafragma, e faça um orçamento. Tenha a certeza que terá ótimos resultados.